domingo, 21 de junho de 2009

Análise do dossiê.

Olá pessoal,

continuando no timeline do processo, dia 04/06, o escritório debitou a taxa para análise do dossiê. Dia 09/06 deram um parecer e sexta-feira passada, recebi a carta me informando que "prochainement" eu serei chamado a uma entrevista de seleção. Estou muito feliz, afinal é mais um passo dado e confirmação de que minha vasta experiência acadêmica, em detrimento de experiência profissional, foi aceita. Explico!!!

Durante a graduação, dos quatro anos, três anos e meio estive envolvido em atividades acadêmicas: estágios e iniciações científicas, enquanto colegas desde o segundo período já lecionavam. Após a conclusão do curso, fui professor de Química durante um mês, de onte atesto a pouca experiência profissional.

Abaixo anexo fotocópia da segunda carta.


Agora, é como eles mesmo sugerem, estudar bastante francês e elaborar um bom projeto de emigração. Até a confirmação da data, quando voltarei para deixá-los avisados, vou trazendo algumas informações interessantes sobre o Québec.

À bientôt.

Mathieu.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Carta de recepção do dossiê!

Olá pessoal,

já estava começando a ficar bitolado esperando a carta confirmando que o Bureau d'Immigration du Québec em São Paulo havia recebido minha documentação. Tinha visto os relatos em alguns blogs e de um casal de amigos, e eles haviam recebido a carta com 7, 8 dias após o envio. Por fim ontem, chego em casa, e olho na caixa de correio ansioso por ver a carta e nada! Subo "inconformado" até que com surpresa vejo que a bendita tinha sido pega e colocada no armário da cozinha. Fiquei bastante feliz. Poxa!, sei que é somente uma carta informando que o dossiê foi recebido, mas mesmo assim tem um gostinho bom.

Abaixo a carta.



Só uma coisa me deixou encucado. Das pessoas que vi, o Bureau pediu um périodo, que parece ser meramente protocolar, de oito meses para dar uma resposta. No meu caso, foram pedidos três meses. Não sei se isto é ruim ou bom. O fato é que estou consciente que meu perfil não tem pontuação suficiente para ser aprovado sem entrevista.


Vou informando no que se suceder.


À bientôt.


Mathieu.