domingo, 29 de novembro de 2009

Où devrais-je m'installer? Where should I stay?

Pois eh pessoal, ninguém disse que a vida é estática, na verdade ela é uma dinâmica, por vezes louca.

A novidade, é que, não propositadamente, fui tomado por uma dúvida. Antes de conseguir o CSQ, tinha plena convicção que queria ir mesmo para Ville de Québec e lá ficar a vida toda. Em princípio, não penso em voltar a morar no Brasil. Mas como o futuro a Deus pertence, prefiro ter uma postura mais flexível.

A dúvida é: Ville de Québec ou Calgary? Québec ou Alberta?



Muitos anos atrás, antes de eu ir a primeira vez aos Estados Unidos, na verdade me lembro que estava nos preparativos finais para a viagem até a Virginia, vi uma reportagem sobre Calgary e me interessei muito. Na ocasião, entretanto, não preenchia os requisitos mínimos para emigrar. Essa semana dando uma olhada em alguns blogs, acabei encontrando um de um recifense que fez o processo pelo Québec, mas depois de quatro dias em Montréal, seguiu para Calgary. Inclusive ele comenta que o francês dele fez todo um diferencial em Alberta.

Li tb que na última palestra de Mme Soraia Tandel em Fortaleza, ela disse que esse movimento de imigrantes "Québec outras províncias - Outras províncias Québec" é previsto, logo, não é um "crime" fazer o processo por uma província e ir para outra. Até mesmo por que o visto é de residência permanente do CANADÁ e não do QUÉBEC.

Bom pessoal, até agora é somente uma possibilidade, algo que surgiu e que não pude evitar. Vai ser tudo muito bem planejado e levado em conta, para que uma decisão final seja tomada.

À la prochaine.

Mathieu.

Um mês e dez dias de Processo Federal

Salut mes amis, ça va? Nenhuma novidade no processo federal, como esperado, rsrsrs! Confesso que fiquei meio intrigado quando, depois de pouco tempo de abertura do processo, meu endereço apareceu no e-cas. Alguns timelines sugeriam pedidos de exames médicos (o que seria um recorde e uma glória tb), outros sugeriam complementação na documentação. Bom, até agora nenhum dos dois.

Apesar de muitos falarem, a gente nem sempre acredita. O processo federal é bem mais complicado, digo emocionalmente. Depois de receber a carta de abertura, simplesmente se instala uma "paradeza". Não somos mais agentes ativos do processo, só nos resta esperar.

À bientôt.

Mathieu.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Endereço apareceu no e-cas!

Salut mes amis, hoje passei no e-cas depois de tê-lo olhado somente na sexta, "para quem me conhece sabe que três dias são uma eternidade". Já tinha certeza que nada de novo estaria lá. Qual não foi minha surpresa quando vi que meu endereço já consta!


Alguns rumores dizem, e isto pode ser constatado através de blogs de futuros imigrantes, que quando o endereço aparece é por que o pedido de exames será enviado. Como meu processo é bem prematuro (mandei os papéis dia 05/10, chegaram em SP 06/10, recebi a carta de abertura 22/10, o processo foi aberto no e-cas 19/10 e hoje, 03/11 o endereço apareceu no e-cas) descartei tal possibilidade.

Fiquei pensando que talvez tenha de fazer alguma modificação em documentos ou mesmo nos formulários, ou ainda mesmo que apareceu por aparecer, rsrsrs.

Como não tenho como saber, basta ATTENDRE.

À bientôt.

Mathieu.