segunda-feira, 24 de maio de 2010

1 ano de processo - 7 meses na parte Federal!

Post rápido para pontuar que dois dias atrás, 22/05/2010 (meu aniversário), completei um ano de processo. Lembro que fiquei super feliz quando mandei os papéis, pois dava de fato o primeiro passo para realização de um objetivo antigo de vida: morar no exterior.

Pensei em vários países: Estados Unidos, Austrália, Áustria, Inglaterra, Escócia, Suiça, entre outros. Achei no Canadá as portas abertas e grandes oportunidades! A expectativa de uma qualidade de vida que infelizmente não encontro em terras brasileiras.

Hoje meu processo tende ao fim, mas prefiro não contar muito com o ovo no ... da galinha. Vou esperar o próximo contato do consulado.

À bientôt.

Mathieu

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Atestado criminal do FBI chegou!!!

Amigos, confesso que essa de esperar, to wait et attendre, é um saco!!! Ontem, depois de já estar conformado com a demora do atestado, cheguei em casa na hora do almoço e quando olho em cima do teclado do meu computador, eis que vejo um envelope da FEDEX. Logo imaginei que fosse mesmo o atestado criminal dos EUA.

Explico por que FEDEX e não uma carta normal, como comumente o FBI envia. Quando o Consulado Geral do Canadá meu pediu o atestado logo busquei informações em blogs. Encontrei o blog Chez nous au Quebec e lá falavam que eu precisava dar o endereço de alguém nos EUA, pois o FBI não enviava esse tipo de documento para o exterior. Pedi ao Kevin e ele se prestou de pronto a me ajudar. Assim que recebeu, mandou para mim via FEDEX International Priority. Esse meu pai americano não existi, o cara é excepcional!!! Mas devo alertá-los que não precisa dar um endereço nos EUA. Tenho um conhecido aqui em BH que também está no processo e que recebeu o atestado na casa dele!

Ontem mesmo mandei para o consulado e hoje liguei para Maura. Ela me disse o que todos aqui que ligaram lá dando uma de "João sem braço" ouviram: aguarde próximo contato por carta. Deve ser pra não perder o costume né!!!

O timeline do pedido ficou assim então:

Consulado me pediu o atestado do FBI: 18/02/2010
Envio do pedido para o FBI: 25/02/2010
Recebimento do pedido pelo FBI: 08/03/2010
Débito da taxa de US$ 18,00: 20/04/2010
Recebimento do atestado: 20/05/2010.

Assim que tiver mais informações, compartilho com vcs.

Rastreamento dos correios da entrega do atestado no Consulado:



À bientôt.

Mathieu.