domingo, 29 de maio de 2011

Viagem ao Canadá - de Confins ao Pierre Elliot Trudeau II

Continuando o post anterior!

Após liberado pelo agente de imigração dos Estados Unidos, fui redirecionado para a esteira de bagagens. Peguei as duas malas e antes de sair da área de acesso restrito (passageiro) do aeroporto Kennedy fui até o agente de alfândega para averiguação de minhas malas. Logo que cheguei próximo, entreguei a ele o formulário onde tinha declarado portar comida e ele me perguntou do que se tratava. Falei que eram candies e daí ele me liberou. Finalmente saí da área restrita e estava de fato em solo americano.

Como tinha demorado muito tempo para os trâmites burocráticos e de fronteira, já estava mais ou menos apertado para sair do Keneddy e chegar ao LaGuardia. Uma grande amiga que estudou comigo no Ensino Médio me pegou no aeroporto junto do namorado dela e logo estávamos na área externa. O tempo estava chuvoso, ventando e com temperatura de 8 ºC. Comecei a sentir o gostinho do frio!!!

Colocamos as malas no carro e seguimos. Não me lembro exatamente em que lugar estávamos quando o pneu do carro furou. Imaginem, tempo chuvoso, um trânsito carregado e nós na faixa mais da esquerda. Um americano muito prestativo cruzou seu carro na pista atrás, liberando passagem para que conseguíssemos ir para o acostamento. Veio todo solicito nos perguntar o que havia acontecido e se ofereceu para ajudar a trocar o pneu. O tempo foi passando e minha amiga resolveu chamar um taxi para me levar ao LaGuardia. Qual não foi minha surpresa quando o mesmo americano se ofereceu para me levar ao aeroporto. Pegou minhas duas malas e colocou em seu carro. Me despedi de minha amiga e fui com o Allan.

Fomos conversando. Ele muito simpático puxou conversa querendo saber de onde eu era, o que fazia nos EUA, perguntou se era muito difícil para um brasileiro conseguir o visto americano, com o que eu trabalhava etc. Depois elogiou meu inglês, argumentado que o trabalho dele era se comunicar com gente do mundo todo e que por isso mesmo achava que eu falava muito bem o idioma. Fiquei todo feliz, rsrs!

Bom, chegando ao LaGuardia ele tirou as malas do carro, perguntou se eu tinha o contato de minha amiga caso acontecesse algum imprevisto. Fiquei chocado com a gentileza dele. Na verdade minha experiência com os americanos sempre foi muito positiva (desde os tempos de Texas e Virginia). O cara foi excepcional! Ah, só por título de curiosidade perguntei a idade dele: 26 anos.

Me dirige ao balcão da Air Canada, informei que estava indo para Montréal, despachei as bagagens e por fim, fui até uma lanchonete comer algo, estava starving. Comprei um cartão de telefone, liguei para o meu amigo em Montréal e para minha mãe em Belo Horizonte. Entrei pra sala de embarque e lá mofei, rsrsrs.

Meu voo que em primeiro momento estava marcado para sair às 19h50, foi remarcado duas vezes e só foi sair de NYC rumo à Montréal às 22h40. Motivo??? Uma têmpete de neige que estava chegando ao leste canadense. Tive sorte, pois os voos para Toronto haviam sido cancelado.

Entrei no avião e já quase sem forças, afinal estava acordado tinha mais de 20 horas, sentei na poltrona e relaxei esperando a decolagem. O voo transcorreu sem muitas dificuldades, excetuando-se as turbulências. Fui ver Montréal já quase pousando, apesar de escuro, estava tudo branquinho, reflexo da tempestade anteriormente citada.

O processo de ativação da residência foi super rápido. O que demorou foi a fila que estava enorme. A moça toda simpática me deu boas vindas, entregando algumas brochuras. Segui para a esteira, peguei as malas e o agente pediu para abrir, viu e depois averigou o quanto de dinheiro eu portava.

Saí da área restrita do aeroporto e finalmente avistei meu amigo, que tirou a foto abaixo. Estava no Canadá, rsrs!!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

3 meses!

Pessoal, sei que estou muito sumido, mas é por que estou em uma completa roda-viva! Passo para demarcar esse momento importante. São 3 meses para resolver algumas pendências e seguir em busca de vida nova, com objetivos antigos, perspectivas novas e uma vontade gigantesca de concretizar sonhos.

Bom, vou lá. Volto em breve para continuar o post sobre a viagem ao Canadá.

À bientôt.

Mathieu