sábado, 13 de março de 2010

Pedido do atestado criminal americano

No último post eu trouxe para vcs a informação de que havia recebido o pedido de exames médicos. A felicidade foi muito grande pois faltava um mês para completar quatro meses desde que meu nome havia aparecido no e-cas. Porém, junto do pedido de exames, veio tb o pedido do atestado criminal o FBI. Fiquei chateado por que eu já tinha entrado em contato com o consulado antes mesmo de passar pela entrevista do Bureau e a Maria João me informou que eu não precisaria do bendito atestado.

Liguei no consulado acho que na sexta, 19/02, e conversei com a Maura. Ela falou que a princípio eu não precisaria, mas que o agente de imigração tinha achado necessário. Nem discuti. Agradeci e encerrei a conversa.

Dando uma olhada no blog Chez Nous au Québec encontrei um guia bem detalhado de como proceder. Imprimi o fingerprint card para coleta das impressões digitais, a cover letter contendo algumas informações pessoais e a ordem de pagamento via cartão de crédito internacional. Liguei na Polícia Federal aqui em BH e conversei com a atendente. Ela me disse que eu precisaria escrever uma petição endereçada ao superintendente da PF em Minas Gerais, solicitando a autorização para que os agentes pudessem tirar minhas digitais.

Fui a polícia federal, entreguei a carta à secretária do superintendente e fiquei aguardando um parecer (ele estava em reunião). Uns 30 minutos depois ela me entregou a carta assinada e me disse que eu poderia descer até a sala de coleta. Quando eu estava indo chegou um homem e a interpelou perguntado se era eu quem queria a autorização. Daí pensei que ia dar "pepino". No fim ele mesmo disse que eu poderia descer.

Cheguei na sala e o pessoal olhou meio com cara feia. Quando falei que era para o FBI um dos agentes resmungou: -"Isso tá dando maior pepino (complicação)". A tal folha que eu levei com a autorização estava assinada mas sem carimbo. A secretaria havia me alertado a falar que não tinha carimbado por um motivo que eu não me lembro qual. Nisso outra agente chegou e ligou para saber a veracidade da assinatura. Agora me digam, quem seria louco de forjar uma assinatura dentro de uma juridisção da Polícia Federal? Continuando, chegou mais uma terceira agente e ficou observando a retirada das impressões. No fim das contas eles ficaram lá discutindo onde deveriam carimbar o símbolo da PF. Saíram dois agentes e a terceira ficou conversando comigo querendo saber o que eu fazia aqui, para onde iria no Canadá, comentou sobre o frio.

Me despedi depois da simpatia dos mesmo de último momento. Fui direto ao correio para mandar os papéis para o escritório do FBI em West Virgnia. Antes anexei uma carta falando o motivo de minhas estadas nos EUA, datas de entrada e saída e indiquei o endereço de meu hostdaddy em Sugarland, Texas para envio do FBI History Record. Autentiquei as cópias do meu passaporte, dos meus vistos, dos documentos que atestavam minhas estadias legalmente nos EUA. Paguei R$48,00 para o envio, o que é muito caro, venhamos e convenhamos. Apesar de caro, o envio não foi ágil, chegou lá dia 08/03 sendo que os postei dia 25/02.

Bom, agora é rezar para que dê tudo certo com os meus papéis e que eles venham logo.

Abaixo o comprovante de entrega dos correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário