domingo, 29 de novembro de 2009

Où devrais-je m'installer? Where should I stay?

Pois eh pessoal, ninguém disse que a vida é estática, na verdade ela é uma dinâmica, por vezes louca.

A novidade, é que, não propositadamente, fui tomado por uma dúvida. Antes de conseguir o CSQ, tinha plena convicção que queria ir mesmo para Ville de Québec e lá ficar a vida toda. Em princípio, não penso em voltar a morar no Brasil. Mas como o futuro a Deus pertence, prefiro ter uma postura mais flexível.

A dúvida é: Ville de Québec ou Calgary? Québec ou Alberta?



Muitos anos atrás, antes de eu ir a primeira vez aos Estados Unidos, na verdade me lembro que estava nos preparativos finais para a viagem até a Virginia, vi uma reportagem sobre Calgary e me interessei muito. Na ocasião, entretanto, não preenchia os requisitos mínimos para emigrar. Essa semana dando uma olhada em alguns blogs, acabei encontrando um de um recifense que fez o processo pelo Québec, mas depois de quatro dias em Montréal, seguiu para Calgary. Inclusive ele comenta que o francês dele fez todo um diferencial em Alberta.

Li tb que na última palestra de Mme Soraia Tandel em Fortaleza, ela disse que esse movimento de imigrantes "Québec outras províncias - Outras províncias Québec" é previsto, logo, não é um "crime" fazer o processo por uma província e ir para outra. Até mesmo por que o visto é de residência permanente do CANADÁ e não do QUÉBEC.

Bom pessoal, até agora é somente uma possibilidade, algo que surgiu e que não pude evitar. Vai ser tudo muito bem planejado e levado em conta, para que uma decisão final seja tomada.

À la prochaine.

Mathieu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário