quarta-feira, 21 de abril de 2010

Como diria o velho ditado : "O que não tem remédio, remediado está".

Parece um pouco triste e desanimador o título desse post e talvez de fato o seja. Vou me dar o direito da redundância e voltar a um assunto já tratado aqui anteriormente: o atestado criminal do FBI.

Poxa!!! eu liguei no consulado antes mesmo de fazer a entrevista para Québec e Maria João me respondeu: - não, vc não precisa do atestado criminal americano, vc não ficou mais de 6 meses consecutivos nos EUA. - Que bom, pensei eu, que alívio! Não vou precisar me preocupar com isso e nem gastar dinheiro atoa. Depois da entrevista e de decorridos quase quatro meses de processo federal (3 meses e 30 dias) recebi o pedido de exames médicos e como esperado fiquei super feliz. Só que junto dele veio o bendito pedido do atestado criminal da Polícia Federal Americana.

Para resumir e não ser muito redundante (não sou muito chegado), no dia 25/02 mandei o pedido formal do atestado junto ao FBI. Paguei R$47,00 (facada) para o negócio chegar lá dia 08/03. Desde então, aguardo ansioso pelo débito da taxa de US$18,00 para confecção do BENDITO atestado, ou seja, já se passou 1 mês e 13 dias e até agora NADA. A estimativa é que leve até 3 meses desde recebido o pedido e expedido o documento. Esperando que não demore tanto, mas já "um pouco" conformado, fico por aqui.

Às vezes é preciso desabafar, se não a gente estoura. Esse processo é rápido e não podemos negar. Existem cidadãos de outros países que esperam 3, 4 anos até conseguir o que, nós brasileiros, conseguimos às vezes em menos de 1 ano. Mas creio que ninguém que esteja passando pelo processo possa dizer que não é chato, estafante e ESTRESSANTE.

Qualquer novidade os informo.

À bientôt.

Mathieu.

4 comentários:

  1. Acho incrível como o pessoal do federal é tão enrolado. Não querendo puxar a sardinha pro lado québécois, mas sinceramente, a parte quebeca é super tranquila. Quando entra no federal é esse deus nos acuda... :( meus exames médicos foram enviados a TT vai fazer 1 mês e até agora nem sinal do pedido de passaportes...

    Fica ligado no prazo pra fazer os exames... melhor ligar pra lá e dizer sobre essa chatice no fbi.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bea, meus exames já estão em TT desde 23 de março. Conversando com Maura, ela me disse que eles têm validade até dia 11/03/2011, de onde suponho que esteja tudo bem em termos médicos. O que pega mesmo é o atestado americano (já avisei que fiz o pedido e até agora nada, por sugestão da própria Maura).

    Me resta aguardar!

    Mathieu.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mathieu, tudo bem? Adorei ter achado seu blog! Foi muito bom o encontro do Quoi!? ontem. Um abraço, Juliana e Rogério

    ResponderExcluir
  4. que coisa chata demais! essa parte do federal é pura encheção de saco sem poder fazer muita coisa, né? já experimentou questionar o consulado sobre isso "lembrando gentilmente" a eles e citando as fontes que dizem que se não morou por mais de 6 meses não precisa da bendita certidão?

    ResponderExcluir